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Como Montar Loja de Material de Construção [Guia Completo]

Como Montar Loja de Material de Construção [Guia Completo]

Você já pensou em montar uma loja de material de construção? Esse é um negócio que pode ser muito lucrativo, pois existe uma grande demanda por produtos para construir ou reformar casas, apartamentos e prédios residenciais ou comerciais.

Mas como montar uma loja de material de construção do zero? Quais são os passos necessários para abrir esse tipo de empreendimento? Quais são as vantagens e os desafios desse ramo?

Neste artigo, vamos responder essas e outras perguntas e te mostrar um guia completo para montar uma loja de material de construção de sucesso. Acompanhe!

O que é uma loja de material de construção

Uma loja de material de construção é um negócio de natureza comercial, voltado à venda de ferramentas, utensílios, peças e matérias primas necessários para a construção e reforma de imóveis.

Desta forma, tanto materiais básicos, como tijolos, telhas e cimento, quanto de acabamento fino, como lâmpadas, fios, tinta, luminárias, pisos e chuveiros, são vendidos em lojas de materiais de construção.

Atualmente, os materiais podem ser simples ou compostos, obtidos diretamente da natureza ou elaborados industrialmente. Existem diversas opções para os diferentes usos, assim como distintas propriedades e variedades de um mesmo material.

Por que montar uma loja de material de construção

Montar uma loja de material de construção pode ser uma ótima oportunidade de negócio, pois esse é um setor que está em constante crescimento no Brasil.

Segundo dados da Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), o faturamento do segmento em 2020 foi de R$ 130 bilhões, um aumento de 10,6% em relação a 2019. O setor emprega cerca de 2 milhões de pessoas diretamente e 4 milhões indiretamente.

A expectativa é que o mercado continue aquecido agora em 2023, impulsionado pela retomada da economia, pelo aumento da confiança dos consumidores e pelo fim da pandemia do covid-19.

Quais são os benefícios de ter uma loja de material de construção

Ter uma loja de material de construção pode trazer vários benefícios para o empreendedor, como:

  • Atender a uma demanda crescente por produtos para construção e reforma;
  • Ter uma ampla variedade de produtos e serviços para oferecer aos clientes;
  • Ter uma alta margem de lucro sobre os produtos vendidos;
  • Ter um baixo custo operacional em relação a outros tipos de comércio;
  • Ter a possibilidade de se diferenciar da concorrência com um bom atendimento, uma boa localização e um bom marketing.

Passo a passo para montar uma loja de material de construção

Agora que você já sabe o que é uma loja de material de construção e quais são os benefícios desse negócio, vamos te mostrar o passo a passo para montar a sua loja do zero. Confira!

Faça uma análise de mercado

A primeira etapa da criação não só de uma loja de material de construção mas de qualquer negócio é a análise de mercado. É nela que o empreendedor e futuro gestor verifica a viabilidade do negócio frente à concorrência e aos clientes.

Conheça o seu público-alvo

O público-alvo é o grupo de pessoas que tem interesse nos seus produtos e serviços. Para conhecer o seu público-alvo, você deve fazer uma pesquisa para descobrir as características demográficas (idade, sexo, renda etc.), geográficas (localização, clima etc.), psicográficas (estilo de vida, personalidade etc.) e comportamentais (hábitos, preferências, necessidades etc.) dos seus potenciais clientes.

Assim, você poderá definir o seu nicho de mercado, ou seja, o segmento específico dentro do setor que você vai atender. Por exemplo: você pode focar em clientes que buscam materiais sustentáveis, ou em clientes que procuram materiais sofisticados, ou em clientes que querem economizar na obra.

Conhecer o seu público-alvo também vai te ajudar a definir o seu mix de produtos (o conjunto de produtos que você vai oferecer), o seu posicionamento (a forma como você quer ser percebido pelo mercado) e as suas estratégias de preço, promoção e distribuição.

Estude a sua concorrência

A concorrência é formada pelos outros estabelecimentos que vendem produtos similares ou substitutos aos seus. Para estudar a sua concorrência, você deve fazer uma análise dos pontos fortes e fracos dos seus principais concorrentes diretos e indiretos.

Identifique as oportunidades e ameaças do setor

O setor de material de construção é influenciado por diversos fatores externos, como a situação econômica, política, social, ambiental e tecnológica do país. Para identificar as oportunidades e ameaças do setor, você deve fazer uma análise do cenário atual e futuro desses fatores e como eles podem afetar o seu negócio.

Por exemplo: uma oportunidade pode ser o aumento da demanda por materiais sustentáveis, que reduzem o impacto ambiental da construção. Uma ameaça pode ser o aumento da carga tributária, que encarece os produtos e reduz a margem de lucro.

Ao identificar as oportunidades e ameaças do setor, você poderá aproveitar as situações favoráveis e se preparar para as situações desfavoráveis, criando vantagens competitivas para o seu negócio.

Faça um plano de negócio

O plano de negócio é um documento que descreve os objetivos e as estratégias do seu empreendimento, bem como os recursos necessários para alcançá-los. 

O plano de negócio é essencial para planejar, organizar e controlar o seu negócio, além de servir como um instrumento para atrair investidores e parceiros.

Para fazer um plano de negócio, você deve seguir os seguintes passos:

Defina a sua missão, visão e valores

A missão é a razão de ser do seu negócio, ou seja, o que ele faz, para quem e por quê. A visão é a situação futura que você deseja alcançar com o seu negócio, ou seja, onde ele quer chegar. 

Os valores são os princípios éticos e morais que norteiam o seu negócio, ou seja, como ele se comporta.

Por exemplo: a missão da sua loja de material de construção pode ser “oferecer produtos de qualidade e soluções completas para construção e reforma”. A visão pode ser “ser reconhecida como a melhor loja de material de construção da região”. Os valores podem ser “honestidade, comprometimento, respeito e inovação”.

Estabeleça os seus objetivos e metas

Os objetivos são os resultados que você quer alcançar com o seu negócio, ou seja, o que ele quer fazer. As metas são as medidas quantitativas e temporais dos seus objetivos, ou seja, quanto e quando ele quer fazer.

Por exemplo: um objetivo da sua loja de material de construção pode ser “aumentar a participação no mercado”. Uma meta pode ser “atingir 10% de market share em um ano”.

Elabore um plano financeiro

O plano financeiro é a parte do plano de negócio que mostra a viabilidade econômica do seu empreendimento, ou seja, se ele vai dar lucro ou prejuízo. Para elaborar um plano financeiro, você deve estimar os seguintes itens:

  • Investimento inicial: é o valor necessário para abrir o seu negócio, incluindo gastos com instalações, equipamentos, estoque inicial, capital de giro etc.
  • Receitas: são os valores que você vai receber com a venda dos seus produtos e serviços.
  • Custos: são os valores que você vai gastar com a compra dos seus produtos e serviços.
  • Despesas: são os valores que você vai gastar com o funcionamento do seu negócio, como aluguel, energia elétrica, salários etc.
  • Lucro: é a diferença entre as receitas e os custos e despesas.
  • Ponto de equilíbrio: é o valor mínimo de receita que você precisa ter para cobrir todos os seus custos e despesas fixas.
  • Retorno sobre o investimento: é o tempo que você vai levar para recuperar o valor investido no seu negócio.

Escolha um modelo de negócio

O modelo de negócio é a forma como você vai gerar valor para os seus clientes e capturar valor para o seu negócio. Para escolher um modelo de negócio, você deve definir os seguintes elementos:

  • Segmento de clientes: são os grupos de pessoas ou organizações que você vai atender com o seu negócio.
  • Proposta de valor: é o conjunto de benefícios que você vai oferecer aos seus clientes para resolver os seus problemas ou atender as suas necessidades.
  • Canais: são os meios pelos quais você vai entregar a sua proposta de valor aos seus clientes, como loja física, site, aplicativo, telefone etc.
  • Relacionamento com clientes: são as formas como você vai se comunicar e interagir com os seus clientes, como atendimento pessoal, autoatendimento, chat online etc.
  • Fontes de receita: são as formas como você vai gerar receita com o seu negócio, como venda de produtos, prestação de serviços, aluguel, assinatura etc.
  • Recursos-chave: são os ativos mais importantes que você precisa para executar o seu negócio, como instalações, equipamentos, estoque, pessoas etc.
  • Atividades-chave: são as ações mais importantes que você precisa realizar para executar o seu negócio, como comprar, vender, entregar, faturar etc.
  • Parcerias-chave: são as relações que você estabelece com outras pessoas ou organizações que podem te ajudar a executar o seu negócio, como fornecedores, distribuidores, franqueadores etc.
  • Estrutura de custos: são os principais custos e despesas que você tem para executar o seu negócio.

Uma ferramenta útil para desenhar o seu modelo de negócio é o Canvas, que consiste em um quadro dividido em nove blocos que representam os elementos citados acima. 

Você pode preencher o Canvas com post-its ou usar um software online para isso. 

Fique atento às exigências legais e fiscais

Para montar uma loja de material de construção, você deve cumprir uma série de exigências legais e fiscais, que envolvem desde a formalização da sua empresa até a obtenção das licenças e alvarás necessários para o funcionamento do seu negócio.

Escolha o tipo jurídico da sua empresa

O tipo jurídico é a forma jurídica que você vai adotar para a sua empresa, que define questões como a responsabilidade dos sócios, o regime tributário e a forma de distribuição dos lucros. Os principais tipos jurídicos para uma loja de material de construção são:

  • MEI (Microempreendedor Individual): é o tipo jurídico mais simples e vantajoso para quem quer trabalhar por conta própria, pois tem menos burocracia e custos. No entanto, o MEI tem algumas limitações, como faturamento máximo de R$ 81 mil por ano, contratação de apenas um funcionário e restrição a algumas atividades. Para saber se a sua atividade se enquadra no MEI, consulte o Portal do Empreendedor.
  • ME (Microempresa): é o tipo jurídico indicado para quem tem um faturamento anual de até R$ 360 mil e quer ter mais flexibilidade na escolha da atividade e na contratação de funcionários. A ME pode optar pelo Simples Nacional, que é um regime tributário simplificado e vantajoso para pequenos negócios.
  • EPP (Empresa de Pequeno Porte): é o tipo jurídico indicado para quem tem um faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 4,8 milhões e quer ter mais possibilidades de crescimento. A EPP também pode optar pelo Simples Nacional, mas deve ficar atenta às faixas de alíquotas que variam conforme o faturamento.
  • LTDA (Sociedade Limitada): é o tipo jurídico indicado para quem quer ter sócios na sua empresa e limitar a responsabilidade de cada um ao valor das suas cotas. A LTDA pode ser ME ou EPP, dependendo do faturamento, e pode optar pelo Simples Nacional, pelo Lucro Presumido ou pelo Lucro Real, dependendo da atividade.

Registre a sua empresa na Junta Comercial e na Receita Federal

Para registrar a sua empresa na Junta Comercial do seu estado, você deve apresentar os seguintes documentos:

  • Contrato social ou requerimento de empresário individual;
  • Cópias autenticadas do RG e CPF dos sócios;
  • Comprovante de endereço da empresa e dos sócios;
  • Ficha de Cadastro Nacional (FCN).

Ao registrar a sua empresa na Junta Comercial, você vai obter o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresas), que é necessário para solicitar o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) na Receita Federal.

Para solicitar o CNPJ na Receita Federal, você deve acessar o site da Receita Federal e preencher o formulário eletrônico com os dados da sua empresa. Ao obter o CNPJ, você vai receber também a Inscrição Estadual (IE) e a Inscrição Municipal (IM), que são necessárias para recolher os impostos estaduais e municipais.

Obtenha as licenças e alvarás necessários

Para funcionar legalmente, a sua loja de material de construção deve obter as seguintes licenças e alvarás:

  • Alvará de localização e funcionamento: é o documento que autoriza a instalação e o funcionamento da sua empresa no local escolhido. Para obtê-lo, você deve solicitar à prefeitura do seu município e apresentar os documentos exigidos, como cópia do CNPJ, contrato social, comprovante de endereço etc.
  • Alvará do Corpo de Bombeiros: é o documento que atesta que a sua empresa cumpre as normas de segurança contra incêndio e pânico. Para obtê-lo, você deve solicitar ao Corpo de Bombeiros do seu estado e apresentar os documentos exigidos, como cópia do CNPJ, planta baixa da edificação, laudo técnico etc.
  • Licença ambiental: é o documento que comprova que a sua empresa respeita as leis ambientais e não causa danos ao meio ambiente. Para obtê-la, você deve solicitar ao órgão ambiental do seu estado ou município e apresentar os documentos exigidos, como cópia do CNPJ, contrato social, estudo de impacto ambiental etc.
  • Licença sanitária: é o documento que garante que a sua empresa segue as normas de higiene e saúde pública. Para obtê-la, você deve solicitar à vigilância sanitária do seu estado ou município e apresentar os documentos exigidos, como cópia do CNPJ, contrato social, laudo de análise microbiológica etc.

Contrate um contador para cuidar da sua contabilidade

A contabilidade é a área responsável por registrar, controlar e informar as operações financeiras e patrimoniais da sua empresa. Para cuidar da sua contabilidade, você deve contratar um contador profissional, que vai te auxiliar nas seguintes tarefas:

  • Escolher o regime tributário mais adequado para o seu negócio;
  • Emitir notas fiscais eletrônicas dos seus produtos e serviços;
  • Recolher os impostos federais, estaduais e municipais devidos;
  • Elaborar as demonstrações contábeis obrigatórias, como balanço patrimonial, demonstração de resultado do exercício etc.;
  • Entregar as declarações acessórias exigidas pelos órgãos fiscais, como DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais), EFD (Escrituração Fiscal Digital) etc.

Estude os melhores locais para abrir a loja

A escolha do local para abrir a sua loja de material de construção é um fator determinante para o sucesso do seu negócio, pois influencia diretamente na visibilidade, na acessibilidade e na rentabilidade da sua empresa. Para escolher o melhor local para abrir a sua loja, você deve levar em conta os seguintes aspectos:

Leve em conta a localização, o tamanho e o layout do imóvel

A localização é o ponto mais importante na escolha do local para abrir a sua loja. Você deve optar por um local que tenha uma boa circulação de pessoas, que seja de fácil acesso para os seus clientes e fornecedores e que esteja próximo ao seu público-alvo.

O tamanho do imóvel deve ser compatível com as suas necessidades de espaço para armazenar e expor os seus produtos, bem como para atender os seus clientes. Você deve considerar também o potencial de expansão do seu negócio no futuro.

O layout do imóvel deve ser planejado para facilitar a circulação dos clientes e dos funcionários, bem como para valorizar os seus produtos. Você deve pensar na disposição dos móveis, das prateleiras, das gôndolas, dos balcões etc.

Avalie o fluxo de pessoas, a acessibilidade e a segurança da região

O fluxo de pessoas é a quantidade de pessoas que passam pelo local onde você pretende abrir a sua loja. Quanto maior o fluxo de pessoas, maior a chance de atrair clientes para o seu negócio. 

Você pode medir o fluxo de pessoas observando o movimento em diferentes dias e horários.

A acessibilidade é a facilidade com que as pessoas podem chegar até o seu negócio. Você deve verificar se há transporte público disponível na região, se há estacionamento próprio ou conveniado para os clientes e se há rampas ou elevadores para pessoas com mobilidade reduzida.

A segurança é o grau de proteção contra roubos, furtos ou vandalismos no local onde você pretende abrir a sua loja. 

Você deve verificar se há policiamento na região, se há câmeras de vigilância ou alarmes no imóvel e se há iluminação adequada nas ruas.

Pesquise os valores de aluguel ou compra do espaço

O valor do aluguel ou compra do espaço é o custo que você vai ter para ocupar o imóvel onde você pretende abrir a sua loja. 

Você deve pesquisar os valores praticados no mercado e compará-los com o seu orçamento disponível

Verifique se há infraestrutura adequada para receber os clientes e os produtos

A infraestrutura é o conjunto de instalações e serviços que garantem o bom funcionamento do seu negócio. Você deve verificar se o imóvel onde você pretende abrir a sua loja tem infraestrutura adequada para receber os seus clientes e os seus produtos, como:

  • Rede elétrica: verifique se a rede elétrica do imóvel suporta a carga de energia necessária para o seu negócio, se há tomadas suficientes e se há um sistema de proteção contra quedas de energia ou curtos-circuitos.
  • Rede hidráulica: verifique se a rede hidráulica do imóvel tem água potável e esgoto, se há torneiras e sanitários suficientes e se há um sistema de prevenção contra vazamentos ou entupimentos.
  • Rede telefônica e de internet: verifique se a rede telefônica e de internet do imóvel tem uma boa qualidade e velocidade de sinal, se há pontos suficientes e se há um plano adequado às suas necessidades de comunicação.
  • Ventilação e climatização: verifique se o imóvel tem uma boa ventilação natural ou artificial, se há janelas ou portas suficientes e se há um sistema de ar-condicionado ou ventiladores para manter uma temperatura agradável.
  • Acessibilidade: verifique se o imóvel tem rampas ou elevadores para facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, se há vagas reservadas para estacionamento e se há sinalização adequada.

Invista na estrutura da sua loja

A estrutura da sua loja é a forma como você vai organizar o espaço físico do seu negócio, visando otimizar o uso dos recursos disponíveis e proporcionar uma boa experiência aos seus clientes. Para investir na estrutura da sua loja, você deve seguir os seguintes passos:

Divida a sua loja em áreas: escritório, depósito e sala principal

A divisão da sua loja em áreas vai facilitar a gestão do seu negócio, pois cada área terá uma função específica e um responsável. As principais áreas que você deve ter na sua loja são:

  • Escritório: é a área onde você vai realizar as atividades administrativas, financeiras e contábeis do seu negócio, como emitir notas fiscais, pagar contas, fazer relatórios etc. O escritório deve ser equipado com mesas, cadeiras, computador, impressora, telefone e armários para armazenar documentos.
  • Depósito: é a área onde você vai guardar os seus produtos que não estão em exposição na sala principal. O depósito deve ser equipado com prateleiras ou estantes resistentes e pallets para materiais mais pesados. O depósito deve ter um controle rigoroso de entrada e saída de mercadorias, bem como um sistema de organização por categorias, códigos ou cores.
  • Sala principal: é a área onde você vai expor os seus produtos e atender os seus clientes. A sala principal deve ser equipada com balcões para entrega, prateleiras ou gôndolas para exposição dos produtos e móvel para o caixa. A sala principal deve ter uma boa iluminação, uma boa sinalização e uma boa disposição dos produtos.

Crie um ambiente confortável e agradável para os clientes

O ambiente da sua loja é um fator que influencia na percepção e na satisfação dos seus clientes. Para criar um ambiente confortável e agradável para os clientes, você deve pensar em soluções como:

  • Espaço para café: é um espaço onde você pode oferecer café, água ou suco aos seus clientes, como uma forma de cortesia e hospitalidade. O espaço para café pode ser equipado com uma mesa, cadeiras, cafeteira, copos, açúcar etc.
  • Sistema de segurança: é um sistema que visa proteger o seu negócio contra roubos, furtos ou vandalismos. O sistema de segurança pode ser composto por câmeras de vigilância, alarmes, sensores de presença etc.
  • Iluminação adequada: é uma iluminação que valoriza os seus produtos e cria um clima aconchegante na sua loja. Você pode usar diferentes tipos de lâmpadas, como LED, fluorescente ou incandescente, e diferentes cores, como branca, amarela ou colorida, dependendo do efeito que você quer criar.
  • Música ambiente: é uma música que toca no fundo da sua loja, como uma forma de entreter e relaxar os seus clientes. Você pode escolher uma música que tenha a ver com o seu público-alvo e com o seu estilo de negócio, como rock, pop, sertanejo etc. Você pode usar um aparelho de som, um rádio ou um serviço de streaming para tocar a música.

Organize os produtos por categorias e faça uma boa sinalização

A organização dos produtos por categorias e a sinalização são formas de facilitar a localização e a escolha dos produtos pelos seus clientes. Para organizar os produtos por categorias e fazer uma boa sinalização, você deve seguir as seguintes dicas:

  • Agrupe os produtos que têm relação entre si, como materiais básicos, materiais de acabamento, ferramentas, iluminação etc.
  • Use etiquetas ou placas para identificar as categorias e os produtos, com informações como nome, preço, código de barras etc.
  • Use cores ou símbolos para diferenciar as categorias e os produtos, como vermelho para materiais básicos, azul para materiais de acabamento etc.
  • Use cartazes ou banners para destacar os produtos em promoção, os lançamentos ou as novidades.
  • Use displays ou manequins para mostrar os produtos em uso ou em combinação com outros produtos.

Procure bons fornecedores

Os fornecedores são as pessoas ou empresas que fornecem os produtos que você vai vender na sua loja. Para procurar bons fornecedores, você deve levar em conta os seguintes critérios:

  • Qualidade: os produtos devem ter uma boa qualidade, atendendo às normas técnicas e aos padrões de mercado.
  • Variedade: os produtos devem ter uma boa variedade, atendendo às diferentes necessidades e preferências dos seus clientes.
  • Preço: os produtos devem ter um preço justo, que permita uma boa margem de lucro para você e uma boa relação custo-benefício para os seus clientes.
  • Condições de pagamento: as condições de pagamento devem ser favoráveis para você, como prazos longos, descontos à vista ou parcelamento sem juros.
  • Condições de entrega: as condições de entrega devem ser ágeis e eficientes, garantindo que os produtos cheguem no prazo e em boas condições na sua loja.
  • Condições de troca: as condições de troca devem ser flexíveis e justas, permitindo que você devolva ou troque os produtos que apresentarem defeitos ou que não tiverem saída.

Para encontrar bons fornecedores, você pode fazer uma pesquisa na internet, consultar catálogos ou revistas especializadas, visitar feiras ou exposições do setor ou pedir indicações de outros lojistas.

Trabalhe o marketing da sua empresa

O marketing é a área responsável por divulgar o seu negócio e atrair clientes para a sua loja. Para trabalhar o marketing da sua empresa, você deve seguir os seguintes passos:

Defina a sua proposta de valor e o seu diferencial competitivo

A proposta de valor é o conjunto de benefícios que você oferece aos seus clientes para resolver os seus problemas ou atender as suas necessidades. O diferencial competitivo é a característica que faz o seu negócio se destacar dos concorrentes.

Por exemplo: a proposta de valor da sua loja de material de construção pode ser “oferecer produtos de qualidade e soluções completas para construção e reforma”. O diferencial competitivo pode ser “ter um atendimento personalizado e um pós-venda eficaz”.

Crie uma identidade visual para a sua marca e uma fachada atrativa para a sua loja

A identidade visual é a forma como você representa visualmente o seu negócio, por meio de elementos como nome, logo, cores, fontes etc. A fachada é a parte externa da sua loja, que chama a atenção dos clientes e transmite a imagem do seu negócio.

Para criar uma identidade visual para a sua marca e uma fachada atrativa para a sua loja, você deve seguir as seguintes dicas:

  • Escolha um nome simples, fácil de lembrar e que tenha a ver com o seu negócio.
  • Crie um logo que seja original, criativo e que represente a sua proposta de valor e o seu diferencial competitivo.
  • Escolha cores que sejam harmônicas, que transmitam as emoções que você quer despertar nos seus clientes e que sejam adequadas ao seu segmento.
  • Escolha fontes que sejam legíveis, que combinem com o seu logo e que sejam coerentes com o seu estilo de negócio.
  • Faça uma fachada que seja limpa, iluminada e que tenha uma boa visibilidade da rua.
  • Coloque o seu nome, o seu logo e o seu slogan na fachada, bem como informações sobre os seus produtos ou serviços.
  • Decore a fachada com elementos que tenham a ver com o seu negócio, como materiais de construção, ferramentas etc.

Divulgue a sua loja nas redes sociais, no Google e em outros canais online e offline

A divulgação é a forma como você comunica o seu negócio ao seu público-alvo, por meio de diferentes canais online e offline. Para divulgar a sua loja nas redes sociais, no Google e em outros canais online e offline, você deve seguir as seguintes dicas:

  • Crie perfis nas redes sociais mais usadas pelo seu público-alvo, como Facebook, Instagram, YouTube etc.
  • Publique conteúdos relevantes, informativos e interessantes sobre o seu negócio, os seus produtos e o seu segmento, como dicas, novidades, promoções etc.
  • Interaja com os seus seguidores, respondendo aos comentários, às dúvidas e às sugestões.
  • Crie um site para a sua loja, com informações sobre o seu negócio, os seus produtos, os seus contatos etc.
  • Cadastre a sua loja no Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita que permite que você apareça nas buscas e nos mapas do Google.
  • Invista em anúncios pagos nas redes sociais e no Google, segmentando o seu público-alvo por critérios como localização, idade, sexo, interesses etc.
  • Faça parcerias com influenciadores digitais que tenham relação com o seu negócio e o seu segmento, como arquitetos, engenheiros, decoradores etc.
  • Distribua panfletos, cartões de visita ou brindes com o seu nome, o seu logo e o seu contato na sua região.
  • Participe de eventos do setor, como feiras, exposições ou palestras, para divulgar o seu negócio e fazer networking.

Conclusão

Montar uma loja de material de construção pode ser uma ótima oportunidade de negócio, pois existe uma grande demanda por produtos para construção e reforma no Brasil. 

No entanto, para ter sucesso nesse ramo, é preciso planejar bem o seu empreendimento e seguir os passos que mostramos neste artigo.

Esperamos que este guia completo tenha te ajudado a entender como montar uma loja de material de construção do zero. 

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