Aplicadores de fita adesiva são um acessório de grande utilidade para diversas pessoas no dia a dia – desde aquelas que trabalham em fábricas e precisam fechar centenas de caixas por dia até pequenos comerciantes que precisam proteger seus produtos para enviá-los para outras cidades ou estados. Para saber mais sobre este item, continue lendo de Celta Fitas!
Aplicador manual
O aplicador de fita adesiva manual costuma ser usado com fitas acrílicas transparentes ou marrons, com largura máxima de 50 milímetros e 100 metros, principalmente para fechar caixas que não carreguem muito peso. Ele agiliza o processo de fechamento de embalagens e faz com que o usuário não precise usar as duas mãos para aplicar a fita adesiva, porque também tem uma área de corte.
Em geral, é feito de plástico, tem uma lâmina para cortar a fita e um botão com ajuste de pressão. É muito simples de manusear: basta posicioná-lo na embalagem e empurrar a fita na direção a ser selada.
Existem modelos mais sofisticados de aplicadores manuais que são semelhantes a uma pistola, usados para aplicar fitas de adesivo transferível em metais, plásticos, papel e outras superfícies. Também há aplicadores de uso industrial ou doméstico cuja estrutura elimina o ruído na saída da fita. Estes são considerados ideais para locais em que o ruído constante pode ser um obstáculo para a execução do trabalho.
Aplicador manual do tipo tobogã
Este aplicador é feito para fitas gomadas com ou sem reforço de nylon, de 30 a 80mm. Seu manuseio é rápido e bastante prático: é necessário somente passar a fita na embalagem de acordo com a medida, cortá-la usando a guilhotina do equipamento e selar a caixa. É considerado um aplicador de baixo custo e com grande funcionalidade.
Aplicador manual do tipo canoa
É considerado um aplicador prático e de ótimo custo-benefício. Para usá-lo, você precisa apenas puxar a fita, que passa por um rolo umedecido com água, cortá-la no tamanho necessário e fechar a caixa.
Fitas gomadas ativadas por água são aquelas que precisam ser umedecidas na parte de baixo, que costuma ser a parte não impressa. Elas garantem a vedação de embalagens com uma fita única, que adere instantaneamente a caixas ou superfícies de papelão ondulado. O adesivo penetra no material da caixa e forma uma ligação permanente com ela.
O dispenser com água fica na frente do aplicador canoa e dilui o adesivo de modo uniforme na fita.
Aplicador semiautomático de fita gomada
Mais conhecido como dispensador de fita gomada, contém uma alavanca que permite personalizar os cortes das fitas de acordo com a atividade a ser realizada, o que o torna econômico, já que o usuário controla a quantidade de material a liberar.
Este dispensador também conta com um reservatório de água para o uso da fita gomada. Ele funciona em três passos simples:
- Inserir a fita gomada dentro do aplicador, com a parte da cola para cima.
- Colocar a ponta da fita gomada que sobre entre as duas placas metálicas até que cheguem ao limite.
- Regular o tamanho da fita para uso e puxar a alavanca.
Aplicador/dispensador automático de fita gomada
É um equipamento prático para uso industrial, com o objetivo de proteger cargas e mercadorias. Sua velocidade permite acompanhar linhas de montagem das mais velozes. O aparelho é acionado por meio de botões que permitem ajustes individuais de comprimento e um botão de comprimento infinito. Este dispensador também é usado com fitas gomadas à base de água, com largura entre 20 e 80mm, e seu dispenser pode ter capacidade de até 1 litro. O operador precisa apenas digitar o comprimento de fita a liberar no painel touchscreen e não tem que puxá-la ou umedecê-la.
O dispensador é silencioso, tem lâminas duplas internas e um peso na saída da fita para umedecê-la o bastante e garantir adesão precisa às embalagens. Para evitar períodos de inatividade ao longo da produção, os modelos automáticos costumam comportar rolos de fita com mais de 200mm de diâmetro.
E aí, o que você achou desta postagem? Com certeza um dos tipos de aplicadores de fita adesiva que apresentamos aqui é adequado para as suas necessidades, sejam elas domésticas, comerciais ou industriais.
Acompanhe o blog da Celta Fitas para mais conteúdos como este! Até logo!